Search
Close this search box.

O que é Growth Hacking?

Se você possui algum entendimento a respeito de marketing digital, empreendedorismo e start-ups, você provavelmente já deve ter se deparado com essa expressão, ou até mesmo lido em alguns casos de sucesso. A expressão Growth Hacking está sendo útil nos meios de marketing nos últimos anos. Entretanto, também causou confusões associando mitos que afetam no entendimento do que Growth Hacking realmente significa.

Para evitar qualquer mal entendido ou confusão, confira a seguir o que significa Growth Hacking e como ele é utilizado por diversas empresas.

O que é Growth Hacking?

O que é Growth Hacking

O que significa Growth Hacking?

Growth Hacking é um termo desenvolvido por Sean Ellis, e segundo ele, a definição mais correta seria: marketing orientado a experimentos. Ou seja, encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso, e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa em questão.

Sean Ellis foi Head de Marketing do LogMeIn, um dos softwares de acesso remoto mais conhecidos do mundo, além de ser o primeiro profissional de Marketing da história do Dropbox, serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem.

Mitos a respeito do Growth Hacking

Muitos o associam a mágicas, como “trocamos a cor do botão e triplicamos a geração de leads”. É impossível conseguir um resultado dessa magnitude da noite para o dia, ou sem realizar estudos e experimentos.

Além disso, é comum pensar que Growth Hacking tem a ver com falta de ética, pois muitos associam o nome aos famosos hackers. A palavra “hack” tem diversas traduções e variações, e neste caso, tem o sentido de brecha. O growth hacking não faz nada além de achar brechas para conseguir estratégias melhores para a empresa e um melhor desempenho em um menor período de tempo.

Se você possui algum entendimento a respeito de marketing digital, você provavelmente já viu essa expressão, ou até mesmo lido casos de sucesso. A expressão Growth Hacking vem sendo muito usada nos meios de marketing nos últimos anos, mas também tem causado certas confusões ao ser associada a mitos que costumam atrapalhar o entendimento do que ele realmente significa.

Para evitar qualquer mal entendido ou confusão, confira a seguir o que significa Growth Hacking e como ele é utilizado por diversas empresas. Growth Hacking é um termo desenvolvido por Sean Ellis, e segundo ele, a definição mais correta seria: marketing orientado a experimentos. Em outras palavras, a prática envolve encontrar oportunidades ou brechas (hacks) para o sucesso, e elaborar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa em questão.

Sean Ellis foi Head de Marketing do LogMeIn, um dos softwares de acesso remoto mais conhecidos do mundo, e também atuou como o primeiro profissional de Marketing da história do Dropbox, serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem. Portanto, seu conhecimento e experiência fornecem credibilidade substancial para a abordagem que o termo representa.

Conclusão

Enfim, é crucial entender que muitos associam erroneamente o conceito a soluções instantâneas, como “trocamos a cor do botão e triplicamos a geração de leads”. Tal resultado é impraticável sem um processo meticuloso de estudos e experimentos. Além do mais, há quem pense que ele esteja ligado à falta de ética, devido à associação errônea do termo “hack” com os famosos hackers. No contexto de Growth Hacking, a palavra “hack” refere-se ao sentido de encontrar caminhos alternativos. Em outras palavras, achar brechas para estratégias mais eficazes e um melhor desempenho da empresa em um menor período de tempo.

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou tirar algum tipo de dúvida, contate nossa equipe agora mesmo! Nós da Agência Fort estamos sempre à disposição para ajudá-lo a navegar pelo universo do marketing digital com estratégias que realmente trazem resultados.

Deseja um orçamento de criação de um site profissional?

blank