O que é canibalização de palavras-chave?

A partir do momento em que uma empresa começa a investir em SEO, é certo que ela possui um objetivo: alcançar o topo do Google e gerar tráfego orgânico para as páginas de um blog. Porém, a tarefa de manter um padrão de qualidade que seja digno dos primeiros resultados numa pesquisa no Google não é fácil, e além disso, existem muitos atributos que podem gerar um afastamento dos visitantes com o site, comprometendo os resultados.

Um bom exemplo disso é o que chamamos de canibalização de palavras-chave. Isso é muito prejudicial para as ações de otimização nos mecanismos de busca, e uma dor de cabeça grande para quem aplica o marketing de conteúdo.

A seguir, confira mais informações sobre a canibalização de palavras-chave e como evitar esse problema.

O que é canibalização de palavras-chave?

O que é canibalização de palavras-chave?

O que é a canibalização de palavras-chave?

A canibalização de palavras-chave costuma acontecer quando duas páginas do mesmo site rankeiam para o mesmo termo, dividindo clique e autoridade entre as páginas e evitando que ambas conquistem posições qualificadas no Google.

Geralmente quando dois artigos de um mesmo site falam sobre a mesma coisa, porém com títulos semelhantes. Vale lembrar que, caso seja repetida a busca em um outro momento, pode ser que os resultados sejam diferentes já que o ranqueamento está sempre mudando.

Por que a canibalização de palavras-chave é um problema?

Diversos especialistas de Search Engine Optimization acreditam que a canibalização tem um efeito negativo sob o posicionamento no Google. Porém, antes de tudo, é preciso entender como funciona o algoritmo do Google.

O algoritmo nada mais é que um robô que, acada busca feita pelo navegador, realiza uma varredura na internet pata encontrar os melhores resultados para aquele termo.

A canibalização de palavras-chave pode realmente trazer danos à sua estratégia, e deve ser evitada sempre que possível.

Se você tem interesse em criar o seu website ou está com dúvidas sobre o assunto, contate-nos agora mesmo! Nós da Agência Fort somos especialistas na criação de diversos tipos de site!

Rolar para cima