O que é API?

A sigla API, ao pé da letra, corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface”, e em português significa “Interface de Programação de Aplicações”. Elas consistem em uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança de dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.

API é considerada a matriz dos aplicativos, isto é, uma interface que roda trabalhando por trás de tudo: enquanto uma pessoa usufrui de um aplicativo ou site, a sua API pode estar conectada a outros diversos sistemas e aplicativos, sem que a pessoa perceba.

Confira a seguir mais informações sobre API e como isso funciona.

O que é API?

O que é API?

Como a API funciona?

A API funciona por meio da comunicação entre inúmeros códigos, definindo assim comportamentos específicos de determinados objetos em uma interface. Isto é, a API irá interligar diversas funçoes em um site – busca de imagens, notícias, artigos, por exemplo – de modo que possam ser utilizadas novamente em outras aplicações.

Sistemas operacionais também possuem APIs, e elas continuam tendo a mesma função. O Windows, por exemplo, possui APIs como a Win16 API, Win 32 API, ou até mesmo Telephony API, em todas as suas versões. No momento em que um programa é executado, e que envolva algum processo do sistema operacional, é muito provável que ele faça uma conexão com alguma API do Windows.

Além de sistemas operacionais e páginas da internet, as APIs também podem ser encontradas em tocadores de mídias, e conectam as funções de áudio e vídeo em serviços de transmissão. É uma API, por exemplo, que possibilita e realiza a transmissão de áudio e vídeo da grande rede para um computador.

Se você possui interesse nesse assunto, precisa de algum serviço relacionado, ou apenas está com dúvidas em algo, entre em contato conosco! Nós da Agência Fort somos especialistas em websites, e estamos sempre à sua disposição!

Rolar para cima