Como as fake news podem afetar as empresas

Nos últimos anos, a expressão fake news apareceu com muito mais evidência na maioria dos sites e redes sociais. A grande maioria das histórias, se não todas, são criadas para atrair audiência e obter cliques, consequentemente aumentando a receita com anúncios. As falsas notícias também servem para defender interesses particulares, ou até mesmo destruir de forma imprópria alguma tese.

O uso das fake news foi massivamente presente durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos, vencida pelo atual presidente Donald Trump. Porém, disseminar notícias falsas pode afetar significativamente as grandes empresas, como foi o caso da PepsiCo. O fato levou professores de jornalismo e especialistas a alertarem sobre as notícias falsas.

Confira a seguir mais informações e entenda porque as fake news podem prejudicar uma empresa.

Como as fake news podem afetar as empresas

Como as fake news podem afetar as empresas

Por que a PepsiCo foi prejudicada?

Durante a campanha presidencial de 2016, nos Estados Unidos, os eleitores e simpatizantes de Donald Trump decidiram boicotar todos os produtos da PepsiCo, por conta de uma declaração que a CEO da empresa nunca fez. Em meados do mês de novembro, informações se espalharam rapidamente nas redes, afirmando que Indra Nooyi disse aos fãs de Trump para “comprar os produtos da marca em outro lugar”. Isso nunca foi dito.

A CEO ainda parabenizou o presidente eleito, porém condenou a retórica da campanha. Indra Nooyi apoiou a democrata Hillary Clinton nas eleições, e sempre foi contra os ideais e propostas de Trump.

A notícia mal intencionada causou prejuízos graves para empresa. No dia em que a notícia foi divulgada, a empresa teve uma queda de 35% nos produtos. Nas semanas anteriores às fake news, o preço das ações da Pepsi era cerca de US$106,58. No fim de semana após as informações, o preço ficou abaixo de US$100.

Portanto, propagar fake news pode impactar grandiosamente a lucratividade e credibilidade de uma empresa, e esse ato deve ser evitado a todo custo!

Rolar para cima